sexta-feira, 27 de março de 2015

AS DOAÇÕES DE CAMPANHA DAS EMPRESAS PARA OS POLÍTICOS.


                                                                   Uma campanha política para qualquer cargo político é muito cara. Pouquíssimos políticos conseguem ser eleitos com pequena quantia de dinheiro. A proporção é irrisória, a porcentagem chega a ser em determinadas cidades medianas, por exemplo, de 1 (um) vereador sem recursos para cada 100 com campanhas bem financiadas, ou seja, 1% dos candidatos.
   Os recursos financeiros para as candidaturas saem de quatro situações: do próprio candidato, muitos vendem propriedades para financiar o cargo político almejado (pasmem, até fazendas); do partido que estão filiados, dependendo da sua relação interna com os outros filiados; dos seus amigos e parentes, que certamente preiteiam cargos públicos; e das empresas, que aplicam verdadeiras fortunas no candidato (muitas vezes dinheiro proveniente de caixa dois).
    É claro que ninguém joga dinheiro fora, ninguém em sã consciência pode crer que as doações são feitas com intuito apenas ideológico. Como explicar as empresas que doam quantias idênticas para os dois candidatos mais destacados para a presidência, por exemplo, como foi o caso da Coca-cola que doou $300, 000,00 para o Lula e $300, 000,00 para o Serra. É claro que essas quantias de uma forma ou de outra voltam aos cofres de onde saíram.
O que estamos vendo na Operação Lava jato é exatamente a distribuição de dinheiro para financiar campanhas, principalmente dos candidatos do PP (Partido Progressista) vindas da Petrobras. Esse dinheiro jamais vai quebrar uma empresa como essa uma das maiores do mundo. Porém a população brasileira parece cada vez menos informada e mais agressiva, muitos  acreditam que por conta da repetição da notícia pela grande mídia. Mas de qualquer maneira é vergonhoso como o dinheiro transita entre as empreiteiras e os políticos de vários partidos.


     Sempre quando começa a campanha aparecem candidatos com mínima intenção de voto, muitos, nem são conhecido pelos eleitores, daí a pouco, como por milagre o cara tá lá em cima nas pesquisas. Temos que acabar com a farra das campanhas financiadas por empresas que escolhem os políticos por nós. Vamos exigir leis que proíbam o dinheiro das empresas. Somos eleitores e a nós compete, através do voto, escolher quem vai nos governar e não empresas que não possuem sentimentos. Este sim é um motivo digno para sairmos às ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário