sábado, 25 de março de 2017

MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO


                                         





        Nós seres humanos somos compostos de uma essência que nos difere das outras espécies. E é só isso que nos faz diferentes, nos dá talvez até com certo exagero, a impressão de que somos perfeitos, ou poderemos atingir a perfeição. Uma ideia religiosa que corrobora com esta convicção, é a de que fomos criados a imagem e semelhança do Criador. Mas, uma constatação dramática da realidade humana é que só percebemos um mundo tridimensional, ou seja, o passado, o presente e futuro. Tudo está num determinado espaço, tempo e é resultado de determinadas causalidades. A representação que nos aparece do mundo, tem uma perspectiva de profundidade, largura e altura. Mas é só a representação do mundo que temos não o mundo, porque o mundo em sua essência, não podemos conhece-lo.
        Na verdade só o passado é real, e mesmo assim é morto, já aconteceu e não pode ser modificado. O presente é o agora, que estamos construindo e não sabemos o seu resultado. O futuro é uma incógnita, um mistério, não podemos afirmar nem que estaremos nele amanhã, porque poderemos estar mortos.
        O que temos de diferente dos animais? Digo agora: a memória e a imaginação. Assim podemos perceber e compreender o nosso mundo. Com a memória podemos buscar na história um modelo que na imaginação possa nos projetar para  o que almejamos. Esse objetivo: um mundo que acreditamos melhor, parte das impressões que temos do passado ao qual recorremos. Para piorar a situação, não encontramos fatos reais na história, apenas interpretações. Sempre falamos de uma perspectiva, ou de algum lugar, a partir de valores que são mutantes com a cultura.
       
Ao mesmo tempo em que a memória coloca o homem em uma posição superior ao animal, também é para ele grilhões que o torna prisioneiro do passado. O animal esquece fatos tristes, por isso, não carrega com ele tantos traumas como o homem.
        Termino essa nossa reflexão com uma frase de Nietzsche: o homem cria somente quando ama, quando se banha na ilusão (eu diria imaginação) do amor, quer dizer, quando acredita incondicionalmente em algo que seja justo e perfeito:.

Um comentário:

  1. Através de um passado, uma história e preciso avaliar os fatos para selecionar as evoluções para uma melhor resultado de vida social, e isso só se dá para o homem devido a sua memória e imaginação... Parabéns meu pai...

    ResponderExcluir