quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O TRABALHO DIGNIFICA?

                                            

        Em última instância, o trabalho é produzido para transformar a natureza com o objetivo de obter sustento e bem estar, criando determinadas relações sociais. Cada um desenvolve habilidades que outros necessitam, assim precisamos de pedreiros, advogados, dentistas, médicos, lixeiros, etc.
        O trabalho pode ser penoso ou forçado. A palavra trabalho é derivada de um aparelho de tortura chamado "tripalhium", que era no Império Romano para castigar os escravos. Na antiguidade os escravos trabalhavam no pesado construindo templos, pirâmides, palácios. Os mestres orientavam as a construção das obras. Na Idade Média quem trabalhava no pesado eram os servos, que sustentavam todas as necessidades dos nobres. Hoje quem precisa trabalhar são as pessoas que não possuem meios de produção e são obrigado a venderem sua força de trabalho para um patão ou empresa.
        O trabalho hoje representa o meio de sobrevivência, para os operários. Uma das maiores preocupações dos trabalhadores é serem despedidos e ficarem desempregados. O salário é o responsável para muitos, como a única maneira de se sustentar numa vida digna. Quando o trabalhador gosta do seu serviço, isso lhe trará satisfação. Nesse sentido o homem faz de seu trabalho algo prazeroso de acordo com sua vontade e consciência. Mas, se o operário não se realiza no trabalho, então é uma tortura que lhe trará doenças físicas e mentais. O pensador Carl Marx, afirma que a divisão do trabalho nas fábricas alienou o trabalhador de sua produção. O operário que só aperta parafusos não tem nenhuma identidade com os produtos que a fabrica comercializa.  
    No Brasil convivemos ainda com o trabalho infantil, que é todo aquele realizado por crianças e adolescentes que ainda não possuem a idade   mínima legal para trabalhar. O trabalho infantil não é trabalho escravo quando há salário, mas é tão revoltante e desumano como a escravidão. Ainda é grande o número de crianças que trabalham e isso não vai mudar tão cedo. A população brasileira não tem instrução para denunciar estes casos, somente os fiscais é que acabam encontrando e processando o dono do estabelecimento.

Um comentário:

  1. Histórias e um fatos verdadeiro..Na atualidades estamos vivendo a mesma situação que era antes...Porém temos algumas opologias de injúria...Como por exemplo a mídia política não quer contar uma história vivida antigamente que seja hoje atual ... Antigamente os trabalhadores como vc disse era cervos e ou escravos...Hoje também é assim... Só que de uma forma menos agressivo... Quando se diz a mídia capitalista...Temos que nós submetermos a muitas humilhação quando a nossos patrões... Porque precisamos trabalhar para nós sustentar.. Até hoje temos cervos...No mundo capitalista de hoje.. trabalhamos pra sustentar a empresa...É a empresa somente pra sustentar nossa esperança...Ou seja compra nosso trabalho braçal e eles nós dá um salário de merda... Isso é capitalista... Mutiplica os lucros e divide os prejuízos..

    ResponderExcluir