segunda-feira, 27 de abril de 2009

O DILEMA DA EDUCAÇÃO.

O DILEMA DA EDUCAÇÃO

O problema da educação para melhorar o comportamento dos alunos rebeldes é criar condições favoráveis ao desenvolvimento de um caráter melhor. Não se pode castrar os desejos e motivos que cresceram na vontade de cada aluno. Esse mundo capitalista e consumista bombardeia ininterruptamente propagandas que atiçam e aguçam a vontade de possuir de todos. E, a falta de valores éticos e morais que não foram fornecidos pelos pais ausentes; conduz os despossuídos à prostituição, ao roubo, ao tráfico e nos que possuem tudo; tediosos, buscam aventuras nas brigas, no tráfico, e no roubo.
Por que estamos perdemos os valores morais? Por que estamos nos deixando dominar pela ideologia liberalista de direita? O homem dominado pelo consumismo exacerbado tem seu conhecimento inteiramente entregue ao princípio de razão individual, prende-se a essa individualidade em detrimento da compreensão de uma visão mais abrangente que considere todos os demais. Por conseguinte, procura apenas o próprio bem-estar, totalmente indiferente ao dos outros, cuja essência antes lhe é totalmente estranha, separada da sua por um amplo abismo, sim, os vê propriamente só como máscaras sem realidade alguma.
O homem dominado pela ideologia de direita, somente dentro das instituições ele pode pensar os outros, e assim mesmo como corpo social. Existem apenas os membros de uma família, que podem ser bons ou ruins na sua concepção. Todos são dissolvidos dentro das igrejas, cooperativas, clubes, profissões e por fim dentro de uma nação.
Por esse modo de pensar estamos assistindo uma catástrofe na educação brasileira. Escolas inadequadas, professores desqualificados, e o pior, como resultado que engendra desse caos: profissionais medíocres e corruptos. Ninguém mais sabe o que é ético, só se preocupando com resultados imediatos. A palavra honestidade possui um significado muito controverso que algumas vezes pode significar “bobo”.
O modo de pensar das pessoas hoje em dia, parte de si mesmo para atingir o mundo (os outros); deveria ser o contrário, partir do mundo (dos outros, principalmente dos marginalizados) para aí sim, perceber-se como indivíduo. Olham-se primeiramente as posses e regalias conseguidas, para só aí, pensar os seus semelhantes. Os meios de informação, a grande mídia (palavra que deriva de mediano e medíocre), reforça na população ou na grande massa como é chamada, a ideologia da direita, ou seja, o pensamento de que se é rico, ou que pelo menos vai indubitavelmente se tornar rico.
Para o homem de ideologia direitista, o indivíduo é animal gregário, homogêneo, maciço, intercambiável, exterior. Só a idéia de esquerda pode pensar o homem como um ser singular, heterogêneo, particular, único, interior. “o homem que não quer pertencer à massa só necessita deixar de comportar-se comodamente consigo mesmo e obedecer à sua consciência que lhe grita: Se tu mesmo. Tudo o que agora fazes, opinas e desejas, nada tem a ver contigo”.*
Os últimos presidentes do Brasil implantaram a política neoliberal que privilegiava somente a classe dominante. A lógica resume no seguinte: quem puder pagar pela educação de qualidade, a terá; quem puder pagar pela saúde, a terá e assim por diante. Nessa lógica é preciso de pessoas com baixa escolaridade para fazer os serviços que os ricos não podem fazer. É a mesma lógica que justificava a escravidão em tempos passados. Max dizia, que na educação do proletariado para o trabalho nas fábricas, estaria a conscientização de sua exploração pela burguesia. A burguesia então tratou de afastar o trabalhador da educação crítica e acabou por deixá-lo com essa educação pública que temos, ou seja, uma tapeação.
A grande dificuldade da educação para resgatar os educandos para o conhecimento escolar é que o seu caráter está contaminado pelos maus costumes. Por mais que lhes mostremos em palavras, é preciso que seja criado um novo hábito espelhado somente em bons exemplos. Se isso não for conseguido, continuarão a vida toda reforçando sua vontade de conseguir as coisas pela lei do menor esforço e pressentindo no outro sempre um adversário em potencial. “Todo conhecimento abstrato fornece apenas motivos. Motivos podem apenas mudar a direção da vontade não ela mesma.” É triste que tenhamos chegado a esse ponto, a ambição desenfreada é como uma cobra que dá bote para todos os lados e acaba por morder o próprio rabo.

Prof. João Teodoro. (09/04/2009)

• NIETZSCHE: Schompenhaer como educador. Madrid: biblioteca Nueva, 2000, p.25-26.

* Schopenhauer. OM c V E C R- S. P. UNESP, p 431.

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