domingo, 26 de abril de 2009

CAPITALISMO LIBERAL.

CAPITALISMO LIBERAL.

O capitalismo clama por liberdade total de ação para o seu engrandecimento. Quanto mais se acumula capital, mais se possibilita a sua aplicação em empreendimentos rentáveis. Assim, cada vez mais os negócios são direcionados para o lucro puro em detrimento do bem comum.

A democracia associada ao capitalismo camufla os seus reais objetivos. O que deveria ser o governo do povo e para o povo se inverte em o governo dos capitalistas em beneficio dos capitalistas. O “demo” ¹deixa de ser a criatura primordial dos deuses para dar lugar e até mesmo endeusar o mercado, que agora onipotente se transforma em “demônio”. É o caso dos bancos americanos que negociavam a chamada “moeda podre”.

O capitalismo também procura dissimular o direito, principalmente o de propriedade. A propriedade deixa de cumprir sua função social “mas tão somente uma legitima apropriação ou aquisição da coisa pelo emprego originário das próprias forças sobre ela” ²Segundo Schopenhauer uma propriedade acaba por induzir de acordo com a natureza moral dos seus fundamentos de propriedade, ao possuidor um poder tão ilimitado como o que possui sobre o próprio corpo.

Nada consegue enganar, todos o tempo todo, a máscara do capitalismo caiu. É preciso que estejamos atentos porque esse monstro que domina os meios de comunicação é capaz de criar e forjar mentiras para nos enganar e a continuar a nos explorar através do trabalho mal remunerado ou do consumismo exacerbado. Até quando seremos seus escravos. Precisamos nos unir no objetivo de criar um outro sistema que realmente possa produzir pelo povo, mais em seu benefício.

A direita é a ideologia dominante formada por aqueles que são ricos, somando se àqueles que acreditam que se tornaram ricos, ou seja, se consideram ricos em potencial. As instituições são valorizadas em detrimento do ser humano. A nação deve ser forte ao defender o interesse dos investidores, mas fraca ao se preocupar com a classe trabalhadora.

O Brasil foi predominantemente governado pela direita: Na Colônia, pelos senhores de engenho; no Império pelos barões do café; e na República, pela burguesia industrial e comercial. No governo de Washington Luiz, problemas sociais era caso de policia como dizia ele. Governantes que se preocuparam com a classe trabalhadora ou com a reforma agrária foram perseguidos Getúlio criador das leis trabalhistas sofreu um golpe militar que resultou no seu suicídio, João Goulart pelas propostas de reforma de base também sofreu um golpe militar que o obrigou a se exilar no Paraguaio e ter uma morte até hoje não esclarecida.

A direita nunca se preocupou com o povo brasileiro, nem com o país. Pelo contrário sempre venderam os nossos interesses para os norte-americanos e europeus. Muitas vezes tirou proveito da falta de educação da classe trabalhadora para explorá-los. Os pobres eram pobres porque eram ignorantes. Era designo de Deus. A miséria, muito feia de se ver deveria ser tirada da vista das “pessoas de bem”, por isso as favelas.



[1] “Povo” em grego.

[2] Schopenhauer. OM c V E c R- S.P. UNESP. 2005, p. 431.

5 comentários:

  1. ai doninho compartilho muito dessa forma de pensar mais acredito que vc esqueceu ao falar da esquerda como defensora dos direitos do povo de citar seu mais ilustre e perseguido representante luis inacio lula da silva presidente q saiu do povo para olhar para o povo e lutar por ele

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Meu nome é Junio, eu poderia usar parte deste texto para trabalho sobre ética empresarial no meu MBA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro pode usar, somente não deixe de citar onde você encontrou. Abraço

      Excluir