terça-feira, 21 de abril de 2015

O ENTREGUISMO DA PETROBRAS SE REPETE.


Logo depois da Segunda Guerra Mundial, 1945, o Brasil era obrigado a importar quase todos os derivados de petróleo que consumia. Os grandes trustes queriam explorar o petróleo brasileiro à maneira do venezuelano. Durante a elaboração do Estatuto, em abril de 1947, acendeu uma das maiores campanhas política de nossa história, que tinha o slogan; "O Petróleo é nosso". Em abril de 1948, a campanha se alastrava por todo território nacional. Seu alvo central era o próprio "Estatuto do Petróleo". Era uma campanha de cunho popular, o maior movimento que já fizemos no Brasil contra as leis que não defendiam os interesses nacionais, mas as exigências dos grandes monopólios petrolíferos estrangeiros, particularmente do truste norte-americano chefiado pela Stardard Oil, que teve interferência direta na elaboração do Estatuto do Petróleo.

Os nacionalistas liderados pela união dos estudante, UNE, organizou até um concurso com a eleição da "Rainha do Petróleo Brasileiro", vencido por PETROnilha Pimentel, que se fez fotografar de braços abertos com o petróleo baiano a gotejar de suas mãos.


  Getúlio foi eleito pelo voto popular em 1950 e tomou posse a 31 de janeiro de 1951. A UDN, que hoje se parece fortemente com o PSDB, tentou sem êxito impugnar sua eleição. Logo depois passaram a contestar os resultados eleitorais com argumentos duvidosos e apelar para a intervenção das Forças Armadas. O Exército Brasileiro estava dividido na época entre os nacionalistas e os chamados de "entreguistas", que defendiam o alinhamento com os Estados Unidos. A UDN congregava a elite descontente. Partido do setor privado, dele faziam parte altos dirigentes de grupos financeiros, como: José de Magalhães pinto, proprietário fundador do Banco Nacional de Minas Gerais, Pedro Aleixo, diretor do Banco Hipotecário e Agrícola de Minas. Jornalistas como Assis Chateaubriand, dos Diários Associados, Herbert Moses, de O Globo, e os Mesquitas, O estado de S. Paulo.


 A Petrobras foi criada por um projeto que Getúlio apresentou ao legislativo em dezembro de 1951, sob o n° 1.516. Compunha-se de 31 artigos e em nenhum deles havia um dispositivo que estabelecesse o monopólio da União. De todos os opositores de Getúlio, o mais ruidoso e radical era o jornalista da UDN ( nos lembra o PSDB) Carlos Lacerda (nos lembra o Aécio). A partir de 1953, Roberto Marinho ofereceu a Lacerda os microfones da Rádio Globo ( hoje é a TV), mas Assis Chateaubriant o pôs no ar na Tv Tupi. Com mídia nacional, Lacerda exigia a renuncia de Vargas e apelava às Forças Armadas para que elas "restabelecessem a democracia  no Brasil".
     Na madrugada de 5 de agosto de 1954, o pistoleiro Alcino do Nascimento tentou matar Lacerda. Culparam Getúlio e o movimento que pedia sua renúncia assumiu imensas proporções. A 23 de agosto, tornou-se claro que o governo perdera o apoio das Forças Armadas. Quando o cerco se apertou ainda mais, Getúlio Vargas respondeu com um último e trágico ato. Na manhã de 24 de agosto, suicidou-se em seus aposentos no Palácio do Catete, desfechando um tiro no coração. Antes de tirar a própria vida Getúlio escreveu uma carta onde afirmava que a oposição se opunha à defesa das fontes fundamentais de energia, corporificadas na Petrobras e na Eletrobras. A Petrobras com a exploração do Pré-sal será a maior empresa de Petróleo, suas ações já estão subindo principalmente pela aquisição de seus papeis pelos gringos. A população brasileira não pode baixar a guarda, já perdemos muitas empresas para o entreguismo da direita como a Vale, Embraer e tantas que fico triste em lembrar.


  

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Tiro Saiu Pela Culatra.

A audiência está despencando
O TIRO SAIU PELA CULATRA E ACERTOU O PÉ DA REDE GLOBO.
Os maiores canais de informações do Brasil estão nas mãos dos grandes empresários e são patrocinados pelas grandes fortunas. A tendência é que defendam a classe dominante para evitar mudanças que possam afetar os seus privilégios.
       A Globo tomou a dianteira nos ataques ao governo do Partido dos Trabalhadores ( a sigla PT está carregada de sentido pejorativo por ser repetidas vezes pela mídia associada à corrupção: "uma mentira repetida mil vezes se transforma em verdade"). Principalmente os programas sociais incomodam os coxinhas, a ascensão dos pobres ameaça a sua suposta supremacia. Os aeroportos cheios de passageiros e as estradas e ruas cheias de carros é um terrível incomodo para a classe média que almeja todos nos seu "devido lugar", ou seja, na favela.
    A repetição insistente das notícias dizendo que o povo está sendo roubado, cria uma revolta nos coxinhas mal educados e mal informados. O bombardeio com tal intensidade de informações distorcidas, faz saírem atirando para todos os lados. Hoje estão com muito ódio no coração, gritam e xingam qualquer um que pareça estar comprometido com uma suposta corrupção, que só agora vai afetá-los profundamente. Nesse ódio insano aparece a imagem da mídia que é a portadora das más notícias que tanto lhes afligem. Não suportam ver por perto nenhum repórter e nem políticos, sejam de qual partido forem. O ódio é muito forte mas não sabem muito bem distinguir de quem, nem com nitidez os motivos dessa imensurável raiva. 
repórter sósia de Lula é agredido na rua.
As notícias possuem pouco fundamento e deixam os coxinhas mais desnorteados. Notícias vinda de órgãos internacionais dão conta de respeitosos relacionamentos entre autoridades brasileiras e de outras nacionalidades. O Brasil não está quebrado como acreditam muitos, estamos vivendo uma grave crise mundial, muitos países encontram em situação muito mais preocupante que a nossa.
    Alguns políticos já foram expulsos das manifestações, outros mais espertos chamam as pessoas para saírem  às ruas, mas escondem e não aparecem nas manifestações. A Globo que se considera a primeira representante da moralidade aparece também como a primeira na mentalidade dos coxinhas         

Os jornais da emissora conclama a população às manifestações em curtos espaços de tempo.
como emissora corrupta. Denuncias a aponta como a empresa que mais recebe incentivos fiscais do governo, terrenos facilitados pelos prefeitos e também denúncias de irregularidades comerciais. Isso tudo aos olhos dos coxinhas é muito difuso e complexo para a sua compreensão, acreditam mais naquilo que podem ver, ou seja, no que é imagético. A culpa deve ser das novelas que mostram mulheres se beijando, ou mulheres traindo seus maridos.

     A Globo está assistindo sua própria decadência não pela clara compreensão dos fatos, mas por caminhos tortuosos. Coisa boa, quem manda menosprezar a inteligência dos coxinhas.