domingo, 7 de fevereiro de 2010

A VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA.

Estamos assistindo em nossa cidade uma onda de violência e abuso de autoridade por parte da polícia e outras autoridades. As blitz são realizadas de maneira constrangedora para os cidadãos que são revistados de maneira deseducada sob mira de armas “pesadas”. A violência nunca resolveu nada, as polícias mais brutas são as de menos competência. Em 1829, foi criada a mais competente polícia do mundo na Inglaterra, a Polícia Metropolitana de Londres, SCOTLAND YARD. Seus policiais usavam apenas um pequeno cassetete, e eram muito educados. Durante vários anos resolveram praticamente todos os crimes de Londres. Hoje infelizmente com o tal terrorismo perderam toda a sensibilidade e até já assassinaram o brasileiro Jean Charles de Menezes, 27 anos, no metrô. Os Estados Unidos tentam combater o que eles chamam de terrorismo com a repressão, com a guerra, tortura e os massacres. O resultado dessa violência é o aumento do ódio contra os norte-americanos e assim, novos atentados são premeditados.
No Prata temos assistido o aumento da repressão policial nas ruas e de violência dentro da cadeia. Isso é incompatível com a índole pacífica do pratense. Ouvimos recentemente o Sr. Vencesli fazer uma denúncia na Câmara dos vereadores pela rádio, contra os maus tratos sofrido pelo seu filho que foi alvejado e amarrado com cordas pelos policiais. As autoridades da nossa cidade estão fazendo “vistas grossas” a essas blitz violentas e aos maus tratos sofridos pelos presos nos cárceres, que mais parecem jaulas de animais. Não queremos defender o crime, mais um crime não justifica o outro. Estamos assistindo a inversão dos poderes porque quem deve julgar é o Judiciário. Quem está preso na nossa cadeia se tinha recuperação só vai adquirir mais violência para quando de lá sair praticá-la contra nós indefesos cidadãos.
Todos os especialistas sabem que a repressão não resolve crime nenhum, só transfere o problema. Os criminosos vão para outras cidades e depois voltam novamente. O que acaba com a droga e com o crime em geral é a educação de qualidade, famílias bem estruturadas e preparadas para terem filhos. O Estado deve ter maior participação na prevenção e nos programas sociais. A justiça deve ser mais bem aparelhada e preparada. Não chegamos ao exagero do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes que criticou as algemas usadas no ex-prefeito de São Paulo, Celso Pita envolvido em vários crimes. Mas, também não queremos aqueles que esperamos nos proteger cometerem abusos passando por cima da lei.