segunda-feira, 27 de abril de 2009

A POETISA

Você me apareceu como um sol
Senti primeiro o calor da sua presença
Como quem percebe o inimaginável
Você chegou à luz da onisciência

Seu devaneio troca os atores de lugar
Assim consegue o mundo todo perceber
Coisas que a natureza esforça pra mostrar
A poetisa usa de fantasia para ver

O caminho que me leva para você
É muito longo, mas não é estafante
Vou montado nas asas da imaginação
Lembrando você com seus olhos brilhantes

O tempo que perdestes comigo
Num som mágico me aprisionou
Como a rosa que gosta de se mostrar
Poetisa o seu pensar me cativou

Você é responsável por essa sedução
O seu caminho mostrava a luz
Fiquei preso na sua poesia
Por favor! Não me solte dessa cruz

O VENTO, A CHUVA E AS ARVORES.

O vento, a chuva e as arvores. (06/02/09)

O vento que urrava com as árvores
De repente, num instante se cala
Porque a chuva chega fria
E leva as folhas todas pra vala

As árvores que se descabelavam
Agora num murmúrio suave
Se levantam e movimentam nos ares
Com os seus galhos cheios de aves

O DILEMA DA EDUCAÇÃO.

O DILEMA DA EDUCAÇÃO

O problema da educação para melhorar o comportamento dos alunos rebeldes é criar condições favoráveis ao desenvolvimento de um caráter melhor. Não se pode castrar os desejos e motivos que cresceram na vontade de cada aluno. Esse mundo capitalista e consumista bombardeia ininterruptamente propagandas que atiçam e aguçam a vontade de possuir de todos. E, a falta de valores éticos e morais que não foram fornecidos pelos pais ausentes; conduz os despossuídos à prostituição, ao roubo, ao tráfico e nos que possuem tudo; tediosos, buscam aventuras nas brigas, no tráfico, e no roubo.
Por que estamos perdemos os valores morais? Por que estamos nos deixando dominar pela ideologia liberalista de direita? O homem dominado pelo consumismo exacerbado tem seu conhecimento inteiramente entregue ao princípio de razão individual, prende-se a essa individualidade em detrimento da compreensão de uma visão mais abrangente que considere todos os demais. Por conseguinte, procura apenas o próprio bem-estar, totalmente indiferente ao dos outros, cuja essência antes lhe é totalmente estranha, separada da sua por um amplo abismo, sim, os vê propriamente só como máscaras sem realidade alguma.
O homem dominado pela ideologia de direita, somente dentro das instituições ele pode pensar os outros, e assim mesmo como corpo social. Existem apenas os membros de uma família, que podem ser bons ou ruins na sua concepção. Todos são dissolvidos dentro das igrejas, cooperativas, clubes, profissões e por fim dentro de uma nação.
Por esse modo de pensar estamos assistindo uma catástrofe na educação brasileira. Escolas inadequadas, professores desqualificados, e o pior, como resultado que engendra desse caos: profissionais medíocres e corruptos. Ninguém mais sabe o que é ético, só se preocupando com resultados imediatos. A palavra honestidade possui um significado muito controverso que algumas vezes pode significar “bobo”.
O modo de pensar das pessoas hoje em dia, parte de si mesmo para atingir o mundo (os outros); deveria ser o contrário, partir do mundo (dos outros, principalmente dos marginalizados) para aí sim, perceber-se como indivíduo. Olham-se primeiramente as posses e regalias conseguidas, para só aí, pensar os seus semelhantes. Os meios de informação, a grande mídia (palavra que deriva de mediano e medíocre), reforça na população ou na grande massa como é chamada, a ideologia da direita, ou seja, o pensamento de que se é rico, ou que pelo menos vai indubitavelmente se tornar rico.
Para o homem de ideologia direitista, o indivíduo é animal gregário, homogêneo, maciço, intercambiável, exterior. Só a idéia de esquerda pode pensar o homem como um ser singular, heterogêneo, particular, único, interior. “o homem que não quer pertencer à massa só necessita deixar de comportar-se comodamente consigo mesmo e obedecer à sua consciência que lhe grita: Se tu mesmo. Tudo o que agora fazes, opinas e desejas, nada tem a ver contigo”.*
Os últimos presidentes do Brasil implantaram a política neoliberal que privilegiava somente a classe dominante. A lógica resume no seguinte: quem puder pagar pela educação de qualidade, a terá; quem puder pagar pela saúde, a terá e assim por diante. Nessa lógica é preciso de pessoas com baixa escolaridade para fazer os serviços que os ricos não podem fazer. É a mesma lógica que justificava a escravidão em tempos passados. Max dizia, que na educação do proletariado para o trabalho nas fábricas, estaria a conscientização de sua exploração pela burguesia. A burguesia então tratou de afastar o trabalhador da educação crítica e acabou por deixá-lo com essa educação pública que temos, ou seja, uma tapeação.
A grande dificuldade da educação para resgatar os educandos para o conhecimento escolar é que o seu caráter está contaminado pelos maus costumes. Por mais que lhes mostremos em palavras, é preciso que seja criado um novo hábito espelhado somente em bons exemplos. Se isso não for conseguido, continuarão a vida toda reforçando sua vontade de conseguir as coisas pela lei do menor esforço e pressentindo no outro sempre um adversário em potencial. “Todo conhecimento abstrato fornece apenas motivos. Motivos podem apenas mudar a direção da vontade não ela mesma.” É triste que tenhamos chegado a esse ponto, a ambição desenfreada é como uma cobra que dá bote para todos os lados e acaba por morder o próprio rabo.

Prof. João Teodoro. (09/04/2009)

• NIETZSCHE: Schompenhaer como educador. Madrid: biblioteca Nueva, 2000, p.25-26.

* Schopenhauer. OM c V E C R- S. P. UNESP, p 431.

O CAPITALISMO LIBERAL.


O capitalismo clama por liberdade total de ação para o seu engrandecimento. Quanto mais se acumula capital, mais se possibilita a sua aplicação em empreendimentos rentáveis. Assim, cada vez mais os negócios são direcionados para o lucro puro em detrimento do bem comum.

A democracia associada ao capitalismo camufla os seus reais objetivos. O que deveria ser o governo do povo e para o povo se inverte em o governo dos capitalistas em beneficio dos capitalistas. O “demo” [¹] deixa de ser a criatura primordial dos deuses para dar lugar e até mesmo endeusar o mercado, que agora onipotente se transforma em “demônio”. É o caso dos bancos americanos que negociavam a chamada “moeda podre”.

O capitalismo também procura dissimular o direito, principalmente o de propriedade. A propriedade deixa de cumprir sua função social “mas tão somente uma legitima apropriação ou aquisição da coisa pelo emprego originário das próprias forças sobre ela” [²] Segundo Schopenhauer uma propriedade acaba por induzir de acordo com a natureza moral dos seus fundamentos de propriedade, ao possuidor um poder tão ilimitado como o que possui sobre o próprio corpo.

Nada consegue enganar, todos o tempo todo, a máscara do capitalismo caiu. É preciso que estejamos atentos porque esse monstro que domina os meios de comunicação é capaz de criar e forjar mentiras para nos enganar e a continuar a nos explorar através do trabalho mal remunerado ou do consumismo exacerbado. Até quando seremos seus escravos. Precisamos nos unir no objetivo de criar um outro sistema que realmente possa produzir pelo povo, mais em seu benefício.

A direita é a ideologia dominante formada por aqueles que são ricos, somando se àqueles que acreditam que se tornaram ricos, ou seja, se consideram ricos em potencial. As instituições são valorizadas em detrimento do ser humano. A nação deve ser forte ao defender o interesse dos investidores, mas fraca ao se preocupar com a classe trabalhadora.

O Brasil foi predominantemente governado pela direita: Na Colônia, pelos senhores de engenho; no Império pelos barões do café; e na República, pela burguesia industrial e comercial. No governo de Washington Luiz, problemas sociais era caso de policia como dizia ele. Governantes que se preocuparam com a classe trabalhadora ou com a reforma agrária foram perseguidos Getúlio criador das leis trabalhistas sofreu um golpe militar que resultou no seu suicídio, João Goulart pelas propostas de reforma de base também sofreu um golpe militar que o obrigou a se exilar no Paraguaio e ter uma morte até hoje não esclarecida.

A direita nunca se preocupou com o povo brasileiro, nem com o país. Pelo contrário sempre venderam os nossos interesses para os norte-americanos e europeus. Muitas vezes tirou proveito da falta de educação da classe trabalhadora para explorá-los. Os pobres eram pobres porque eram ignorantes. Era designo de Deus. A miséria, muito feia de se ver deveria ser tirada da vista das “pessoas de bem”, por isso as favelas.



[1] “Povo” em grego.

[2] Schopenhauer. OM c V E c R- S.P. UNESP. 2005, p. 431.

domingo, 26 de abril de 2009

OLHOS CASTANHOS.

Seus olhos são castanhos
Castanhos como o mel
Olhando-os me perco
Mas, encontro me no céu

Como és doce em pensamento
Seu sorriso é como a aurora
Nas tempestades da natureza
És meu porto, estou seguro agora

Tua voz gostosa é melodia
Ouço ao longe uma canção
Quando estás ausente
É sua voz no meu coração

CAPITALISMO LIBERAL.

CAPITALISMO LIBERAL.

O capitalismo clama por liberdade total de ação para o seu engrandecimento. Quanto mais se acumula capital, mais se possibilita a sua aplicação em empreendimentos rentáveis. Assim, cada vez mais os negócios são direcionados para o lucro puro em detrimento do bem comum.

A democracia associada ao capitalismo camufla os seus reais objetivos. O que deveria ser o governo do povo e para o povo se inverte em o governo dos capitalistas em beneficio dos capitalistas. O “demo” ¹deixa de ser a criatura primordial dos deuses para dar lugar e até mesmo endeusar o mercado, que agora onipotente se transforma em “demônio”. É o caso dos bancos americanos que negociavam a chamada “moeda podre”.

O capitalismo também procura dissimular o direito, principalmente o de propriedade. A propriedade deixa de cumprir sua função social “mas tão somente uma legitima apropriação ou aquisição da coisa pelo emprego originário das próprias forças sobre ela” ²Segundo Schopenhauer uma propriedade acaba por induzir de acordo com a natureza moral dos seus fundamentos de propriedade, ao possuidor um poder tão ilimitado como o que possui sobre o próprio corpo.

Nada consegue enganar, todos o tempo todo, a máscara do capitalismo caiu. É preciso que estejamos atentos porque esse monstro que domina os meios de comunicação é capaz de criar e forjar mentiras para nos enganar e a continuar a nos explorar através do trabalho mal remunerado ou do consumismo exacerbado. Até quando seremos seus escravos. Precisamos nos unir no objetivo de criar um outro sistema que realmente possa produzir pelo povo, mais em seu benefício.

A direita é a ideologia dominante formada por aqueles que são ricos, somando se àqueles que acreditam que se tornaram ricos, ou seja, se consideram ricos em potencial. As instituições são valorizadas em detrimento do ser humano. A nação deve ser forte ao defender o interesse dos investidores, mas fraca ao se preocupar com a classe trabalhadora.

O Brasil foi predominantemente governado pela direita: Na Colônia, pelos senhores de engenho; no Império pelos barões do café; e na República, pela burguesia industrial e comercial. No governo de Washington Luiz, problemas sociais era caso de policia como dizia ele. Governantes que se preocuparam com a classe trabalhadora ou com a reforma agrária foram perseguidos Getúlio criador das leis trabalhistas sofreu um golpe militar que resultou no seu suicídio, João Goulart pelas propostas de reforma de base também sofreu um golpe militar que o obrigou a se exilar no Paraguaio e ter uma morte até hoje não esclarecida.

A direita nunca se preocupou com o povo brasileiro, nem com o país. Pelo contrário sempre venderam os nossos interesses para os norte-americanos e europeus. Muitas vezes tirou proveito da falta de educação da classe trabalhadora para explorá-los. Os pobres eram pobres porque eram ignorantes. Era designo de Deus. A miséria, muito feia de se ver deveria ser tirada da vista das “pessoas de bem”, por isso as favelas.



[1] “Povo” em grego.

[2] Schopenhauer. OM c V E c R- S.P. UNESP. 2005, p. 431.