sexta-feira, 27 de março de 2015

AS DOAÇÕES DE CAMPANHA DAS EMPRESAS PARA OS POLÍTICOS.


                                                                   Uma campanha política para qualquer cargo político é muito cara. Pouquíssimos políticos conseguem ser eleitos com pequena quantia de dinheiro. A proporção é irrisória, a porcentagem chega a ser em determinadas cidades medianas, por exemplo, de 1 (um) vereador sem recursos para cada 100 com campanhas bem financiadas, ou seja, 1% dos candidatos.
   Os recursos financeiros para as candidaturas saem de quatro situações: do próprio candidato, muitos vendem propriedades para financiar o cargo político almejado (pasmem, até fazendas); do partido que estão filiados, dependendo da sua relação interna com os outros filiados; dos seus amigos e parentes, que certamente preiteiam cargos públicos; e das empresas, que aplicam verdadeiras fortunas no candidato (muitas vezes dinheiro proveniente de caixa dois).
    É claro que ninguém joga dinheiro fora, ninguém em sã consciência pode crer que as doações são feitas com intuito apenas ideológico. Como explicar as empresas que doam quantias idênticas para os dois candidatos mais destacados para a presidência, por exemplo, como foi o caso da Coca-cola que doou $300, 000,00 para o Lula e $300, 000,00 para o Serra. É claro que essas quantias de uma forma ou de outra voltam aos cofres de onde saíram.
O que estamos vendo na Operação Lava jato é exatamente a distribuição de dinheiro para financiar campanhas, principalmente dos candidatos do PP (Partido Progressista) vindas da Petrobras. Esse dinheiro jamais vai quebrar uma empresa como essa uma das maiores do mundo. Porém a população brasileira parece cada vez menos informada e mais agressiva, muitos  acreditam que por conta da repetição da notícia pela grande mídia. Mas de qualquer maneira é vergonhoso como o dinheiro transita entre as empreiteiras e os políticos de vários partidos.


     Sempre quando começa a campanha aparecem candidatos com mínima intenção de voto, muitos, nem são conhecido pelos eleitores, daí a pouco, como por milagre o cara tá lá em cima nas pesquisas. Temos que acabar com a farra das campanhas financiadas por empresas que escolhem os políticos por nós. Vamos exigir leis que proíbam o dinheiro das empresas. Somos eleitores e a nós compete, através do voto, escolher quem vai nos governar e não empresas que não possuem sentimentos. Este sim é um motivo digno para sairmos às ruas.

quinta-feira, 26 de março de 2015

OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA COMUNICAÇÃO VIRTUAL

                      A sabedoria popular diz que as coisas têm dois lados como as moedas um bom e o outro ruim, um lado corta o outro não. Podemos fazer de um objeto algo bom ou ruim: um carro pode transportar pessoas ou pode atropelá-las. O computador traz duas opções: "on or off". É dicotômico como a vida, um lado agradável e alegre o outro triste e tenebroso, assim indefinidamente. Podemos considerar a virtualidade sem um fim definido, se bom ou ruim. A realidade tem um lado real (concreto) e outro virtual (imaterial).


       Virtual é aquilo que tem potencialidade para acontecer. Podemos registrar no computador todos os dados que precisaremos  recorrer futuramente. Esses dados nós podemos consultar quando necessitarmos e fazer acontecer a transformação do virtual para o real que estamos desejando. Essa definição de computador é muito positiva, e hoje faz parte de todos os nossos arquivos, particulares ou não. Por isso é que no dicionário de muitos anos atrás já trazia o conceito de "virtualidade" como sendo aquilo que tem potencialidade de ser. Assim como dizia Aristóteles, potência é o que tem a propriedade para acontecer como a semente que tem potência para ser uma arvore.

                                                                     
       Os maldosos utilizam do computador para esconder as vergonhas que certamente teriam se fossem descobertos com todas as suas perversidades. Assim como qualquer um tem uma vergonha terrível de ser flagrado espiando no buraco da fechadura. O computador é uma ferramenta poderosa usada por aqueles que querem aplicar golpes traiçoeiros e ardilosos em outras pessoas. Serve imensamente para os pedófilos praticarem as suas inconfessáveis taras. O computador é indispensável para a precisão do lançamento de mísseis de longo alcance que destroem milhares de vidas humanas.
                                                                                     Mas o lado útil e bom da computação, também  é, certamente imensurável. Todos nós sabemos que hoje nos tornamos imensamente dependentes dos computadores. É impensável vivermos sem a companhia, sem a ajuda, sem as tarefas que nos trás o computador e a robótica. A nossa comunicação é determinada pela criação e desenvolvimento das tecnologias virtuais.

sexta-feira, 20 de março de 2015

O MITO DE PROMETEU.

                                    
Prometeu preso por amor ao homem, tinha seu fígado bicado pela águia. A noite seu figado crescia e no outro dia era novamente devorado pela ave.

Os deuses encarregaram os irmãos Prometeu e Epimeteu para acabar de distribuir as qualidades e as propriedades a todos os animais que iriam povoar a Terra. Como Prometeu reclamou de sono, o irmão prontificou a distribuir e assentar nos animais as características que cada um deveria possuir de acordo com condições físicas para sobreviver neste mundo. Epimeteu deu garras afiadas aos gaviões e águias, pernas compridas para os pássaros que as necessitava para correr dos predadores, asas para os menores voar, cascos aos animais que precisavam de proteção, mandíbulas fortes aos carnívoros, pelos para proteger do frio aqueles que viviam sob baixas temperaturas e assim por diante.
Quando Prometeu acordou não havia nada para ser dado ao homem, que era o animal do qual ele mais gostava. Só lhe restou um punhado de cabelo para a cabeça, pequenas unhas, pequenos dentes e mais nada.
Prometeu ficou furioso e decidiu procurar no Olimpo alguma coisa que pudesse garantir a sobrevivência do homem na Terra. Nos aposentos de Atená encontrou e pegou a ciência para o homem criar e arquitetar condições melhores de vida. Na oficina de Efésio, deus da fundição, roubou o fogo para o homem poder se aquecer, cozer os alimentos e se proteger das ferras terríveis.
Tudo corria bem, até que um dia, Zeus, o deus maior do Olimpo, viu na Terra uma fumaça. Descobriu o roubo de Prometeu e o puniu severamente. Amarrado a uma rocha Prometeu tinha seu fígado arrancado e comido pelas águias. Como era imortal, à noite quando as águias iam dormir seu fígado se reconstituía. No outro dia tudo se repetia e não tinha fim o martírio de Prometeu. Para punir o homem Zeus fez uma mulher, envio-a à Terra e lhe entregou uma caixa com todos os males recomendando que não abrisse nunca aquela caixa. Um dia Pandora não suportando a curiosidade abriu a dita caixa e soltou todos os males no mundo, tampando rapidamente a caixa só conseguiu prender a esperança.
                                                             
Pandora conseguiu fechar dentro da caixa a esperança.
                   
O estudo desse mito possibilita a compreensão de muitas coisas da nossa cultura e do entendimento de nossa alma. O mito grego foi por milhares de anos o conteúdo didático ensinado à juventude helênica. O conhecimento oral dos mitos possibilitava aos gregos apreender como se deveria portar-se diante dos inimigos, da família, dos amigos. Enfim como deveriam viver dignamente numa sociedade.

Platão dizia que a alma poderia conhecer a verdade voltando ao mundo das Idéias. 

Hoje com um distanciamento dessas lindas histórias percebemos que foram criadas “de frente pra trás”, (expressão minha, por não conhecer outra melhor), ou seja, depois de conhecer o homem atual podemos construir com a imaginação lendas e crenças religiosas. Identificando as faltas e os defeitos do homem, podemos imaginar pecados e castigos. Os mitos são muito importantes para a psicologia, a filosofia, a história e para todo e qualquer conhecimento humano ressaltando o erro no rigor científico de agora. Foi o mito grego que propiciou o nascimento da filosofia, ou seja, a mãe de todas as disciplinas. O filosofo grego carregava com ele todos os conhecimentos: matemática, astronomia, biologia, medicina, todos. Com o surgimento das escolas muitas disciplinas foram emancipando, ou seja, desmembrando da filosofia. É claro que não admitem, mas o primórdio da religião judaica está fortemente entrelaçado com os mitos gregos e romanos. Alguns chegam a ser idênticos.

Schopenhauer considerado um filosofo pessimista.


Para a filosofia “pessimista”de Schopenhauer a caixa de Pandora prendeu o pior dos males, a esperança. Como diz o ditado popular: a esperança é a última que morre. Quando queremos uma coisa, sonhamos que uma hora poderemos consegui-la, mas às vezes poderemos lutar a vida toda por esse sonho e morrer sem alcança-lo. Schopenhauer considera que quanto mais queremos na vida mais viveremos frustrados. A dica é: não ter muitos desejos para não encontrar muitas frustrações nessa vida. Por outro lado com poucas realizações passaremos desconsiderados e despercebidos por esse mundo. Triste viver, será que fomos amaldiçoados pelos deuses.

terça-feira, 17 de março de 2015

A ELITE DEFENDE SOMENTE SEUS INTERESSES.

 a baba tira a foto

A elite branca sente-se no dever de salvar os trabalhadores do governo dos próprios trabalhadores. Podemos até concordar que algumas medidas foram tomadas pela presidenta de maneira a prejudicar a classe trabalhadora, talvez uma política equivocada para manter melhores condições de governabilidade, o que sempre se transforma num tiro no próprio pé. Acaba por desagradar a direita e também a esquerda.
falta de pudor...

O deputado Paulinho da força sindical e o Bolsonaro foram impedidos de falar nas manifestações de 16 de março. Aécio Neves, os vereadores, deputados e senadores tucanos não compareceram. Isso pode até nos alegrar, mas o problema é que não há democracia representativa sem os políticos e partidos.
É interessante percebermos que as pessoas que geralmente pregam as manifestações, são burgueses da classe média, nas redes sociais sempre aparece alguma loira, oxigenada ou não, que conclamam a população pobre, muitas vezes de maneira agressiva como se fossem excluídos do mundo do pensamento.
A mídia de maneira orquestrada solta notícias de desmandos e corrupções como se fosse eternizar a desgraça que chegará a qualquer momento para devorar as pessoas indefesas. O clima fica muito pesado, a repetição transforma-se em verdade: o Apocalipse está chegando. A repetição dos desmandos aparecem de maneira continuada e tudo fica tão latente, tão insuportável, que muitas pessoas se revoltam até contra a própria mídia. Muitos repórteres já foram agredidos verbalmente e até fisicamente.
a educação censurada 


Cabe à elite salvar o mundo das culturas, tem a missão de mostrar que os trabalhadores estão excluídos do mundo do pensamento, como também do mundo dos valores éticos e estéticos. No entanto mostram respeito aos inferiores quando praticam a caridade. A generosidade, tal como concebe a direita é um pretexto para o homem superior manifestar sua “importância” e sua “superioridade”.

sábado, 7 de março de 2015

MORRE O HOMEM, NÃO O SEU IDEAL.




        Quando Che Guevara fez uma aventura de moto, na sua mocidade, pela América Latina descobriu a exploração de uns homens sobre os outros homens. Formou-se em medicina na Argentina e fez a Revolução Cubana em 1959. Depois de receber a Ordem do Cruzeiro do Sul, a maior comenda do Brasil, oferecida a poucas pessoas, como a rainha Elizabeth da Inglaterra por exemplo; não quis receber benesses e regalias no governo de Cuba. Saiu pelo mundo para fazer revoluções contra a exploração do capitalismo sobre os trabalhadores.
Covardemente assassinado, depois de preso e algemado por determinação da CIA dos EUA. Che     morre, mas disse: "podem matar uma rosa, 
mas não podem evitar a primavera", e podemos dizer nem o ideal de pensar um mundo mais justo para nós e os nossos filhos. "Endurecer mas perder a ternura jamais".

      Uma definição bem sucinta de filosofia pode ser: a procura de leis universais. Enquanto o sistema capitalista procura fazer o contrário e pode ser definido pela exploração de pequenos grupos sobre outras muitas pessoas, ou seja, prima a particularidade em detrimento da universalidade.

        A filosofia aceita discutir se o melhor tipo de governo deve ser democrata, do povo; ou aristocrático, dos mais preparados. O que realmente interessa para a filosofia é que seja um governo que proponha um sistema que beneficie todas as pessoas do mundo, a universalidade. Para Hegel a criação do Estado poderia possibilitar uma justiça social, sob sua tutela as pessoas desenvolveriam suas habilidades. Mas, para Karl Marx o estado é a legitimação da exploração burguesa sobre a classe trabalhadora. O que a filosofia não pode aceitar, até por uma questão de humanidade é conviver com a exploração, corrupção, desgovernos, falta de vontade e responsabilidade política dos governantes e das pessoas que deveriam aplicar e cobrar mais honestidade. A universalidade, ou seja, todos devem ser priorizados e não o contrário como temos assistido.

sexta-feira, 6 de março de 2015

SILENIO E A LONGIVIDADE

Conta a mitologia grega que havia um sátiro, chamado Silenio, que sabia o segredo da vida humana. O rei Minos mandou capturar esse sátiro que vivia na floresta para saber qual era esse segredo. Então Silenio lhe disse: antes não soubesses esse segredo rei, mas vou dizer. Pensou um pouco e continuou, a vida é pesada por demais nos ombros do homem, para suportá-la ele precisa dormir para recuperar forças, porque o peso da vida é excessivo e insuportável. Sabemos que as pessoas estão vivendo cada vez mais. Meu tataravô João Teodoro de Andrade viveu menos de sessenta (60) anos e já caducava ao falecer. A mulher mais velha do mundo fez hoje (05/03/2015) 117 anos. A japonesa Misao Okawa disse que o segredo da sua vida é dormir muito. O fato é que quando nascemos sentimos as intempéries de viver: frio, calor e o bebê põe a boca no mundo. Vão aparecendo aos poucos outras dores e contrariedades. Outras dores vão surgindo, dor de barriga de ouvido. Não conseguindo fazer ou alcançar coisas a criança sente raiva e decepção. A vida se torna cheia de desejos irrealizáveis e vai por aí a fora.
Apesar de sofrida ninguém quer perder a vida. É a única que temos, pelo menos nesse momento. As alegrias são poucas, mas muito gratificantes. Caminhamos construindo relações e planejando melhorias para a nossa existência e a de quem gostamos e amamos. Somos únicos e isso nos parece muito importante. O mundo se torna cada vez menos fraterno, mais materialista e consumista. Mesmo assim sonhamos com o planeta melhor, cercado de solidariedade para receber os nossos descendentes. Como a um lutador ou um atleta sofremos, mas as vitórias têm um sabor imensurável. Viva a vida!

quarta-feira, 4 de março de 2015

AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO EM NOSSA VIDA


Nós homens e mulheres esquecemos que fazemos parte integral da natureza e que estamos sujeitos a todas as suas leis. A palavra que nos denomina “homens”, vem da derivação de húmus que significa terra fértil: “somos pó e ao pó retornaremos”. Podemos dividir nossas vidas em quatro estações, como as estações do ano.
A primeira é a Primavera – 23 de setembro a 21 de dezembro. Temperatura amena – tempo de flores. Na primeira estação da nossa vida somos criança como uma flor: bebes delicados e cheios de belezas. Estamos entrando na vida e aprendendo a viver fugindo da dor e do sofrimento.
A segunda é o Verão – 21 de dezembro a 21 de março. Tempo de frutas, dias quentes, chuvosos e longos. Época que representa a nossa juventude, estamos cheios de vigor físico e mental. Queremos mudar o mundo com as nossas ideias. Época de paixões revoluções e desencontros. Temos muita energia e pouco norte. A luz e o calor do Sol nos acendem o ânimo, mas o frio da água da chuva apaga nossas paixões momentaneamente. Época de amores e desencantos.
A terceira estação é o Outono – 21 de março a 21 de junho. Tempo de colheita. Dias e noites com a mesma duração, ou seja, 12 horas para o dia e 12 horas para a noite. Época de realizações em nossas vidas. Estamos mais equilibrados e conseguimos conter frente aos desejos e paixões. Época de guardar o que estamos colhendo em nossos celeiros, época de aquisições e poupanças. Época de receber os filhos. Estamos conscientes e amadurecidos, como as árvores perdem as folhas secas, nos homens os cabelos, alguns ficam ligeiramente calvos e outros carecas.
A quarta e última estação é o inverno – 21 de julho a 23 de setembro – tempo para hibernar. Dias curtos e noites longas. Os corpos cansados pedem cama, repouso e aconchego. Quando jovens subíamos a montanha da vida e não podíamos ver a morte do outro lado, mas agora na velhice sentimos a sua proximidade: as dores, a solidão e as doenças nos deixam vislumbrar a sua imagem escatológica. Se como a formiga trabalhamos muito durante a vida, construímos família e conquistamos amigos; então certamente estaremos protegidos do frio do inverno. Mas, se como a cigarra ficamos cantado glorias pelas árvores; certamente terminaremos as nossas vidas sós em algum asilo. Como a neve e a geada embranquecem a paisagem, os cabelos brancos dão a tonalidade para a nossa imagem. De duas uma, ou estaremos sentindo frio e solidão ou com a lareira acesa estaremos abraçados a netos filhos e amigos.